Capa 10 dicas para criar harmonia no trabalho

10 dicas para criar harmonia no trabalho

Com estas 10 dicas de como criar harmonia no trabalho o dia a dia da sua equipe vai se tornar mais tranquilo e produtivo.

Locais de trabalho são um microcosmo da humanidade. Há uma mistura de todas as categorias de pessoas, bem como de personalidades, objetivos e dificuldades. E ainda somado a tudo isso todas as cobranças, metas e desafios de fazer uma empresa crescer, se desenvolver e gerar lucro. Para criar harmonia no trabalho e, por consequência, na vida dos profissionais, coletamos estas 10 dicas.

Agradeça

Agradecer é um verbo poderoso quando falamos em criar harmonia e felicidade. As pessoas trabalham duro e tem orgulho das suas conquistas, mas podem se sentir por vezes desvalorizadas. Agradecer e valorizar o trabalho dos outros pode fazê-las se sentir valorizadas e motivadas. Agradeça não só quando tarefas grandes são realizadas mas também por pequenas coisas como segurar a porta para você, te oferecerem café ou te convidar para almoçar. Ofereça gratidão genuína diariamente.

Evite fofocas

Fofocas podem destruir a harmonia em um ambiente de trabalho. Pode parecer engraçado em um momento, mas por trás, cria desconfiança. Então uma pessoa que fofocou se pergunta se há fofocas sobre ela sem ela saber, e assim por diante e a harmonia no trabalho é perturbada. Estabeleça um ambiente sem fofoca e reforce-o sempre que possível. E lembre-se de estender essa política de não-fofoca para eventos fora do ambiente de trabalho também, como happy hour, reuniões externas e festas de confraternização. 

Mantenha uma política de “porta-aberta”

Estabeleça um ambiente de conversas ao permitir que a equipe possa sugerir ideias, fazer críticas e discussões sem julgamento a qualquer momento. Ao ouvir, você poderá entender o que outros estão enxergando através de seus pontos de vista. E quando as pessoas podem falar e se sentem ouvidas, você pode solucionar problemas antes que escalem para situações maiores, mantendo a harmonia no trabalho.

Ofereça ajuda

Esteja sempre disposto a ajudar. Sempre que se sentiu sobrecarregado ou encarando um prazo importante, você sabe como apreciou uma ajuda. Faça o mesmo pelos seus colegas e pela equipe. Mostrar-se preocupado com quem estiver demonstrando alguma dificuldade é ser gentil com o próximo. E este ato de gentileza pode gerar uma onda de colaboração que tornará o ambiente mais harmonioso e também, por consequência, mais produtivo. 

Peça conselhos

Se por um lado ajudar é extremamente benéfico, por outro pedir conselhos também é uma forma de tornar o ambiente melhor, evidenciando a importância das ideias dos outros membros da equipe. 

Seja pontual

Ser pontual é mostrar que você valoriza o tempo dos colegas. É mostrar respeito,  responsabilidade e compromisso com a equipe e o trabalho em si.

Tenha bom humor e otimismo

Lidar com o dia a dia com bom humor e otimismo tornam as rotinas mais leves e o ambiente de trabalho mais harmonioso. Sorria ao dar bom dia, ao despedir-se. É mais um exemplo de atitude que gera uma onda de alegria que é passada adiante. O bom humor incentiva ainda a criatividade, fluidez de ideias, e, por consequência, a disposição para encarar desafios. 

Seja gentil na sua comunicação

Todos temos dias bons e dias ruins e às vezes é o tom de voz, volume, postura corporal, expressões do rosto, gestos ou as palavras usadas que podem minar a harmonia no espaço de trabalho. Esse estresse prejudica diretamente os resultados da empresa, portanto ser gentil é fundamental para uma comunicação mais tranquila. 

Socialize fora do trabalho

Crie amizades e harmonia ao organizar eventos informais como um happy hour, um almoço ou jantar de confraternização, por exemplo. O ambiente relaxante irá aumentar elos que, assim, irão funcionar em prol de um ambiente de trabalho bem mais harmônico.

Converse com nossa equipe no Think.lab Coworking e conheça as inúmeras vantagens de se trabalhar num escritório compartilhado harmônico, moderno e confortável.

 ? Av. Marquês de São Vicente, 230 – 18º andar. Barra Funda – São Paulo/SP
  ? 11 3205-1108
  ? 11 94303-9404