Capa Ambientes descontraídos: entenda seu destaque no mundo das startups

Ambientes descontraídos: entenda seu destaque no mundo das startups

Quando se fala em startup, a primeira imagem que vêm à cabeça da maioria das pessoas é um grupo de jovens, trabalhando em roupas casuais e em um ambiente descontraído para desenvolver soluções inovadoras. E não está errado!

É sabido que muitas dessas organizações prezam pela manutenção de ambientes mais leves em seus locais de trabalho. Mas você já se perguntou o porquê disso? Bem, este é o assunto do nosso artigo de hoje.

Descubra a seguir por que os ambientes descontraídos têm tanto destaque no mundo das startups.

O que é de fato uma startup?

Para que a razão por trás do ambiente de trabalho descontraído fique mais clara, primeiro é preciso que você realmente compreenda do que se trata uma startup.

Startup nada mais é do que uma empresa iniciante, que visa trazer soluções inovadoras para problemas complexos. Em função da dificuldade de se operar neste cenário, elas se caracterizam por implantar modelos de negócios escaláveis.

Assim, podem começar com uma estrutura e operações diminutas e ampliar seu escopo conforme o negócio se prove frutífero. Por desbravar segmentos com muitas incertezas propondo soluções inovadoras e, portanto, arriscadas, esta é uma abordagem que oferece maior segurança.

Com o gradual sucesso de suas operações e modelos de negócios únicos, as startups atraem investidores que lhes permitem crescer gradualmente.

Fomentando a inovação

Como você viu no tópico anterior, uma palavra-chave no universo das startups é inovação.

O segredo de seu sucesso está em propor soluções inéditas para os problemas de um determinado segmento. E para que a inovação possa acontecer, é preciso um ambiente que valorize a criatividade

Em um local de trabalho que favorece a livre expressão, que valoriza a comunicação constante entre os profissionais e abre espaço para as artes visuais, os jogos, as leituras e música; o nível de stress diminui e o cérebro torna-se mais propenso a funcionar em todo o seu potencial criativo. Além disso, todos estes estímulos alimentam o raciocínio com referências e ideias que podem auxiliar no desenvolvimento de novos produtos e soluções.

Maior produtividade

Muita gente acredita que ambientes de trabalho descontraídos estimulam a procrastinação. No entanto, como você viu no tópico anterior, ambientes descontraídos reduzem o nível de stress. Isso torna o trabalho mais prazeroso, servindo como um combustível para a realização das tarefas.

Assim, quando o local de trabalho é mais flexível, fomenta-se a produtividade dos profissionais. Em última análise isso aprimora os resultados da empresa.

Motivação

Este aspecto está diretamente relacionado ao anterior. Quando um trabalho se torna mecânico, com uma rotina repetitiva e previsível, sem grandes estímulos à contribuição pessoal dos profissionais, ele se torna cada vez mais enfadonho.

Sem motivação para trabalhar, a tendência é que os profissionais comecem a almejar a realização apenas do mínimo necessário. E sabemos que para que grandes ideias surjam e para que excelentes resultados aconteçam, é preciso dar algo a mais.

O ambiente descontraído das startups ajuda a motivar as equipes. Desta forma, elas estão sempre em busca de realizar o seu melhor, o que impacta diretamente na performance do negócio e em seu potencial de crescimento, que é o maior objetivo deste modelo de empresa

Quer desfrutar de um ambiente descontraído e confortável, mas equipado com todas as ferramentas que a sua empresa precisa para deslanchar no mercado? Venha conhecer o nosso coworking!