Capa Introvertidos e coworking: uma boa combinação?

Introvertidos e coworking: uma boa combinação?

Em tempos de pandemia e trabalho quase completamente remoto, como apontou nosso artigo, a migração para espaços compartilhados se revelou bastante positiva para os extrovertidos. Visto que a combinação de mais conexões e a continuidade do trabalho em equipe cria o ambiente ideal para este tipo de personalidade. Por outro lado, quando pensamos em introvertidos, será que o coworking é uma boa combinação?

Pois saiba que há algumas dicas que podem ajudar os introvertidos a não só terem uma experiência melhor, como inclusive prosperar no Coworking.

Quais são as características mais comuns dos introvertidos?

Antes de tudo entender a própria personalidade e aceitá-la como normal é o primeiro passo para melhorar a convivência social. Ao contrário do que muita gente pensa, os introvertidos não preferem ficar sós, e sim precisam de um tempo sozinho para recarregar as energias após uma interação social. Introversão não é sinônimo de timidez (embora possam também ser ao mesmo tempo, introvertidos e tímidos). Portanto, introvertidos podem ser grandes comunicadores quando possuem essa oportunidade.

É comum pensar na introversão como uma personalidade negativa, porém, há muitos pontos positivos nos introvertidos que fazem deles ótimos empresários. Assume-se erroneamente que introvertidos são ansiosos e que não lidam bem com pressão, porém, isso está longe de ser verdade. 

Qualidades dos introvertidos:

Em primeiro lugar introvertidos são bons ouvintes e pensam antes de falar. Apesar de parecerem estar fora das conversas, na verdade estão tomando notas mentais antes de entrar em uma situação ou conversa. Além disso, têm como características a auto-suficiência, são observadores, ótimos no estudo, confiáveis e focados em seus objetivos. 

Em suma essas são características que um empresário de sucesso necessita. Assim como são características que alguém em um Coworking deveria possuir, em particular, a necessidade de auto-suficiência e foco em seus objetivos.

Vantagens do Coworking para introvertidos

Mas apenas contando com essas características pessoas a combinação entre introvertidos e Coworking pode dar certo? Não vamos dizer que se forçar a estabelecer conexões é uma das vantagens do coworking porque sabemos que para um introvertido não é assim que funciona.

Além disso, espaço compartilhado não é sinônimo de um ambiente turbulento. Pelo contrário, é um ambiente que motiva os indivíduos a dedicarem-se aos seus projetos e – caso queiram – colaborar com outros profissionais.

Há muitas vantagens que o espaço compartilhado de trabalho pode oferecer aos introvertidos:

Liberdade

A flexibilidade de planejar seu dia da maneira que mais lhe agrada, é um dos maiores benefícios. Você pode começar alternando o home office com uma diária semanal no Coworking, por exemplo até que se sinta mais confortável. Se optar por mais dias durante a semana, uma dica é ter pequenos intervalos durante o dia, para que vá aos poucos se adaptando à rotina diária de trabalho. 

Networking

A princípio como um introvertido, networking pode soar como um pesadelo. Mas apesar do desafio, você sabe que precisa promover seu negócio ou trabalho e gerar novos clientes, ou seja, network não é algo que você pode evitar para sempre. Ainda mais quando você sabe que está trabalhando lado a lado com diferentes empreendedores e negócios e que o network pode ser uma conversa de cinco minutos tomando um café na cozinha. 

Trabalhar sem interrupções e distrações

Da mesma forma que em um escritório comum é normal ser interrompido por colegas, quando se trabalha em casa distrações como a tv ou mesmo a geladeira podem ser problemáticos. Por outro lado, no Think.lab há locais mais privados onde você consegue trabalhar sem ser interrompido. Principalmente em situações onde você precisa focar numa longa tarefa, estes locais são ideias para aumentar sua produtividade no seu espaço.

Como o introvertido pode aproveitar dos benefícios do trabalho em Coworking?

1 – Saia da zona de conforto

Antes de tudo, se dê tempo de ver quem são os seus colegas coworkers. Pois, há chances de lá estarem outros introvertidos como você. Utilize oportunidades de se aproximar e conhecê-los um de cada vez, sendo assim mais fácil estabelecer a comunicação. Uma vez que estabelecidos estes contatos serão mais fácil o seu convívio e uma experiência mais tranquila no novo ambiente.

2 – Participe de eventos

Participar de eventos promovidos pelo Coworking ou pelas empresas estabelecidas ali podem ajudar a criar um ambiente mais relaxante e uma atmosfera mais inspiradora dentro do espaço compartilhado. Interagir com os outros coworkers pode ser mais fácil quando, apesar de dentro do espaço de trabalho, estejam em um momento mais descontraído neste tipo de evento. Pois é nestes momentos que muitas conexões interessantes ocorrem: desde aumentar o aprendizado fora da sua bolha a reais conexões profissionais com outras pessoas. 

3 – Converse com a equipe local

Os community managers são parte da equipe que zela pelo bem-estar de todos os membros do Coworking. Ou seja, eles conhecem cada pessoa que entra no espaço e podem saber exatamente com quem você se daria bem. Mesmo que não dê certo na primeira tentativa, as próximas vão ser mais fáceis até que você comece a fazer conexões por conta própria. 

4 – Reserve tempo para recarregar as energias

Como qualquer introvertido, haverá momentos em que você está exausto de interações sociais. Certamente você pode sentar na sua posição, colocar os fones de ouvido e ficar um pouco em silêncio e reorientar-se. Do mesmo modo é possível utilizar um espaço mais privado dentro do próprio Coworking criado exatamente para estas situações como as cabines privadas ou o lounge com varandas para despressurização.

Se, por outro lado você não estiver totalmente adaptado às rotinas no Coworking, converse com a equipe para saber os locais e momentos mais tranquilos para pode relaxar. Visto que é possível até que você crie conexões com outros usuários destes locais mais calmos. 

5 – Utilize tecnologias para se comunicar

Tire proveito das tecnologias. Em outras palavras opte por alternativas escritas para comunicar-se com colegas, gestores e clientes. Além disso, aproveite também para se manter visível a eles. Ou seja, receba crédito pelo seu trabalho, não deixe que a sua privacidade impeça que as suas qualidades passem desapercebidas. 

“Para se abrir à criatividade, é preciso ter a capacidade de usar a solidão de forma construtiva. É preciso superar o medo de ficar só.”

Michaela Chung

Se você é introvertido sabe bem do que estamos falando, mas essas características não precisam ser uma barreira para o seu sucesso e produtividade. Nesse sentido, experimentar o trabalho em um espaço compartilhado é uma boa opção para quem está cogitando migrar do home office para o escritório compartilhado. Você pode utilizar o plano Day Use e ter uma experiência real no espaço.

Converse com nossa equipe no Think.lab Coworking, conheça nossas opções de Posições Fixas e veja o que podemos oferecer para tornar a sua rotina de trabalho o mais tranquila e produtiva possível.

 ? Av. Marquês de São Vicente, 230 – 18º andar. Barra Funda – São Paulo/SP
  ? 11 3205-1108
  ? 11 94303-9404