Capa Profissões em alta para 2021

Profissões em alta para 2021

Apesar de o mercado de trabalho ter significativamente perdido vagas em 2020, algumas profissões tiveram um aumento diretamente ligado às necessidades provocadas pela pandemia. Veja quais são as profissões em alta para 2021.

Segundo o Relatório Empregos em Alta do LinkedIn, entre abril e outubro de 2020, aumentaram as demandas para cargos na área do comércio no Brasil. O que não surpreende, tendo em vista que uma loja virtual foi criada por minuto entre março e maio de 2020, segundo pesquisa da Abcomm.

Na área de saúde, houve uma enorme contratação de terceiros e temporários. Segundo Ricardo Basaglia, diretor geral da empresa de recrutamento Michael Page, tanto a área da saúde quanto de tecnologia devem continuar contratando em 2021.

Dados da Randstad apontam ainda que, de 2019 para 2020, apesar da pandemia, salários de profissionais com escolaridade superior tiveram valorização de 10% a 50%.

Saúde

Naturalmente, há um grande aumento na busca por profissionais da área da saúde: médicos especializados, farmacêuticos, cargos de apoio à saúde. Especialistas em saúde mental também se tornaram ainda mais relevantes. Ocorrendo principalmente em São Paulo e Belo Horizonte, mas também em Porto Alegre e Rio de Janeiro.

E-commerce

O aumento da demanda on-line por produtos e da criação de mais e-commerces, incentivou a demanda por profissionais na área do comércio. Vendas, telemarketing, atendimento ao cliente, especialistas em varejo e merchandising foram os mais buscados.

Além disso, especialistas em e-commerce tiveram um aumento de contratação em 43% em relação ao ano anterior, preenchidos em sua maioria por homens. A maior procura ocorre em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, mas também em Curitiba e Belo Horizonte.

Logística

Analogamente ao crescimento dos e-commerces e do hábito de compras on-line e delivery, obrigou investir em diretores de logística ou de supply chain. A confiabilidade e qualidade na entrega se tornou um diferencial competitivo entre as empresas na retenção e aquisição de novos clientes.

A maioria das vagas ocorre em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Gerenciamento de pessoas

A área de recursos humanos também teve de se adaptar. As empresas buscam profissionais mais generalistas e equipes mais enxutas. Conhecimento e habilidade em tecnologias para lidar com as videoconferências e software de controle de jornada são primordiais.

Ainda na área de gestão de pessoas, os recrutadores e especialistas em aquisição de talentos também têm destaque. Este último ocorrendo principalmente em startups e empresas de tecnologia.

Tecnologia

Com crescimento constante em 2020, os cargos em tecnologia têm se mostrado à prova da pandemia. Destacando-se engenharia de software, desenvolvimento de backend, de jogos e frontend, design de interface do usuário, de web e análise de segurança cibernética. Esta foi a área maior número de vagas remotas entre as categorias em alta.

“A escassez de oferta de pessoas especializadas na área, em destaque os desenvolvedores, vem gerando uma luta por talentos por parte das empresas”, diz Leonardo de Souza, country manager da consultoria de recrutamento Robert Walters Brasil.

Posições mais tradicionais em tecnologia, como sistemas e infraestrutura, também são profissões em alta e devem ter salários inflacionados em 2021, segundo Leonardo. 

As principais localidades de contratação estão em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Curitiba.

Produção de conteúdo

Na área de produção de conteúdo para podcast, youtube, coordenação de conteúdos e edição de vídeos aproveitaram o disparo de engajamento durante a pandemia. Analogamente provocou a necessidade das empresas adaptarem a abordagem de negócios e contratar coordenadores de conteúdos e editores de vídeo para se posicionarem no mundo digital.

Como resultado, em 2020 as contratações nessa área aumentaram 74%. Houve ainda transição de funções de redatores e editores para o mundo da coordenação de conteúdo digital, profissões em alta em 2021. Buscas ocorreram em maioria em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Curitiba.

Marketing digital

Embarcando na mesma onda do consumo de conteúdo online, especialistas em marketing digital sentiram aumento no crescimento na área. Ao mesmo tempo, ocorre uma transição de profissionais como jornalistas e assistentes administrativos para gerência de marketing de mídias digitais.

Por conta da alta competição, a demanda por alternativas inovadoras, devido à baixa nos orçamentos, foca em funções como gerência de mídias sociais, estratégia de posicionamento, consultoria de marketing digital, produção de conteúdo e redação para experiência do usuário.

O grupo demográfico mais contratado em 2020 foram as mulheres (60% do total) e com idade média de 24 anos e ocorrendo principalmente em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Finanças

Por conta da insegurança em relação à questão financeira, houve uma busca pela consultoria por profissionais de finanças, incluindo tanto consultores quanto cargos executivos. As funções de diretor financeiro, corretor de ações, consultor de serviços financeiros, contador, supervisor de contas a receber e bancário tiveram alta em 2020.

Principalmente em bancos como o Itaú Unibanco e corretoras como a XP Investimentos investiram em mais profissionais. As principais localidades de contratação concentram-se em São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis e Belo Horizonte.

Serviços criativos

O setor serviços criativos é responsável por 2,6% do PIB nacional e gerador de crescimento econômico, porém nos primeiros meses de pandemia no Brazil, sofreu uma queda drástica.

Por conta da redução nos orçamentos das empresas, estas passaram então a contar com profissionais autônomos dentre as profissões em alta para 2021. Isso ocorreu nas áreas de ilustração, artista 3D, redação, figuração e design gráfico para trabalhar com base em projetos.

Destacamos os cargos de ilustradores que tiveram um aumento de 67% no número de contratações entre 2019 e 2020. As vagas ocorreram principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Florianópolis. 

Análise de dados

Uma outra área que teve crescimento constante ao longo dos anos – inclusive em 2020 – foi a de análise de dados. Isso se deu por conta da necessidade de gerir operações de forma remota e garantir que processos de dados operassem de forma eficiente. Cargos de engenharia de dados, análise de dados, análise de desempenho e de validação tiveram as maiores buscas.

As vagas ocorrem principalmente em São Paulo, Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro.

Conclusão

O que estes resultados apontam que é nas grandes capitais estão a maior quantidade de vagas para as profissões em alta para 2021, principalmente em São Paulo. Com a chegada da vacina, espera-se que as empresas invistam ainda mais em contratações em 2021.

Para quem já trabalha em uma destas profissões, é tempo de investir mais em cursos e alavancar ainda mais sua carreira.

Por outro lado se está pensando em mudar de carreira, através deste apanhado, fica mais fácil escolher a àrea para transicionar.

Profissões em alta para 2021, pessoas trabalhando ao redor de uma mesa

O Think.lab e as profissões em alta para 2021

Se você está buscando investir em uma carreira autônoma ou criar seu próprio negócio, é sensato pensar em maneiras de reduzir gastos com locação, internet, e energia. Pensando nisso, que tal trabalhar em um espaço compartilhado? Podendo assim utilizar posições fixas ou salas inteiras, de acordo com as suas necessidades e tamanho de equipe. Sem precisar se preocupar com detalhes importantes como funcionamento de ar condicionado ou energia, por exemplo. 

Conte com um espaço seguro, com um belo design e internet com link dedicado com redundância de alta velocidade via wi-fi. Tenha ainda a possibilidade de aumentar seu network, fundamental para quem está mudando de carreira ou iniciando um novo negócio.

Venha conversar com nossa equipe no Think.lab Coworking e conhecer as inúmeras vantagens de se trabalhar num escritório compartilhado com toda segurança e conforto.

?Av. Marquês de São Vicente, 230 – 18º andar. Barra Funda – São Paulo/SP
? 11 3205-1108
? 11 94303-9404